0

Projeto Semana da Pátria!



   Um belo projeto para a semana da Pátria e Independência:

Mural da Escola Belisarina Galdino de Oliveira


INTRODUÇÃO

A democracia é uma conquista do povo brasileiro e devemos sempre
exercer a cidadania. O dia 7 de Setembro é uma data muito especial, o nosso
país vive um momento de eleição, já passou por um período de ditadura militar
e hoje temos liberdade de expressão, uma conquista que iniciou com a
Independência”. Por isso a importância de se trabalhar nos alunos essa
consciência, e o amor a Pátria.
A semana da Pátria é sempre momento de emoção e reflexão.
Começamos a nos tornar uma nação independente, marco histórico de uma
luta iniciada bem antes e que continua até hoje. Homenagem à Pátria Amada é
o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o
túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade, cada
um de nós faz parte desta Pátria Amada.
É importante que a escola cuide para aproximar o aluno do significado
dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as
intenções de cada uma das atividades promovidas junto aos alunos. A criança
deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a
Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus
pássaros, seu ar, ...
Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e
respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo
reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus
símbolos.


JUSTIFICATIVA
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos,
levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que
constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país,
bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de
proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.


OBJETIVOS

GERAL

Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos
nacionais;

ESPECÍFICOS

Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para
com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários;
 Incentivar o amor à Pátria;
 Cantar e interpretar o Hino Nacional;
 Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas
trabalhando no mapa do Brasil.

Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de
Bancos de Dados;

Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos,
redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.



METODOLOGIA

O Presente Projeto será realizado do dia 03 a 07 de Setembro, na
Semana da Pátria, com atividades diversas durante os cinco dias.
No primeiro dia, antes do início das aulas haverá o hasteamento das
Bandeiras do Brasil, Estado e Município, neste momento a Direção dará início
as atividades da semana. Após a fala da direção os alunos respeitosamente
cantarão os Hinos do Brasil e do Estado.
No segundo e terceiro dias os alunos desenvolverão, em sala atividades
referentes ao tema PÁTRIA, estas poderão ser desenhos, cartazes,
interpretação de textos, pesquisas na Sala de Tecnologias entre outras.
No quarto e quinto dias os alunos participarão de uma gincana cultural e
esportiva na quadra da Escola, onde os alunos serão separados em equipes.
Haverá a participação da comunidade externa que poderá fazer parte dessas
equipes, promovendo assim a integração aluno/escola/comunidade.


CRONOGRAMA





AVALIAÇÃO
Será de forma contínua durante a Semana observando aparticipação e o
empenho de todos os envolvidos no Projeto.


REALIZAÇÃO:

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES
IPEZAL/ANGÉLICA – MS




Cadastre-se e  receba muitas  novidades!
Digite seu e-mail:
Ao receber o 1º email do feedburner você precisa  confirmar sua inscrição, clicando no link seguro de confirmação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!

Copyright © ESPAÇO EDUCAR |
Design by Liza | Tecnologia do Blogger