Faça um curso pedagógico online!

4

Atividades de ensino religioso para 2°, 3°, 4° anos de escolaridade!



Diante do pluralismo existente em nossa sociedade, percebe-se que os valores humanos, éticos e religiosos sofrem para manterem suas identidades. Desta forma, o Ensino Religioso tem muito a contribuir nas escolas e na formação humana. Não é possível pensar em educação de qualidade que não atinja a dimensão religiosa do ser humano. A formação humana deve ser integral contemplando a religiosidade.
É importante distinguir o Ensino Religioso de Catequese. O Ensino Religioso tem que ser visto como uma área da educação ate pouco tempo era visto como via de mão única, um elemento evangelizador da escola. O papel do Ensino religioso é despertar o educando para o mundo do conhecimento religioso, abrindo-se para o pluralismo religioso e para a alteridade, promovendo assim uma ação transformadora capaz de garantir o respeito a diversidade, a pluralidade e o reconhecimento da importância de todas as tradições religiosas. O ensino religioso possibilita um diálogo entre e cultura e a descoberta desenvolvendo a dimensão religiosa respeitando as diferenças culturais e religiosas.
O professor de Ensino Religioso por sua vez pode tranqüilamente possuir experiência religiosa ou alguma identidade religiosa, porem não pode ser fundamentalista. Existem vários caminhos para se chegar ao Transcendente e esses caminhos devem ser respeitados.
A disciplina de Ensino Religioso oferece aos Educandos elementos significativos para sua formação integral, tendo como eixo curricular as culturas, as religiões, os textos sagrados, as teologias, os ritos e o Ethos, visando a sua formação cultural como também sua formação humana e religiosa, tendo como resultado final uma formação integral do ser humano, holística e sistêmica. Proporcionando assim o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto sócio-cultural da sociedade.
É tarefa do professor de Ensino Religioso criar metodologia e didáticas para superar o proselitismo e fundamentalismo religioso, bem como evitar a catequização neste espaço. Criar um quadro sobre tradições religiosas evitando exclusão, oferecer espaço para debate e reflexão em torno das tradições religiosas, assim como ser exemplo e dialogar com o diferente.
(Texto de autoria de Robson Stigar, na artigonal)

Abaixo, algumas atividades que podem auxiliar o professor:
















 E-mail para colaboração: espacoeducarliza@yahoo.com.br
 Inscreva seu e-mail e receba todas as nossas novidades! 
  By FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação. É preciso seguir o link para confirmar.

4 comentários :

  1. SOU FÃ DE CARTEIRINHA DESTE BLOG, SIGO ELE A MUITO TEMPO. AS ATIVIDADES LINDAS E CRIATIVAS. PARABÉNS!!! VEJA O MEU TAMBÉM: http://blogjonathancruz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muito bom o espaco educador se tornou a minha vida mais facil , adoro , parabens !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. MARIA DA GLÓRIAagosto 31, 2013

    PARABÉNS!!!SOU AMARRADÍSSIMA NESTE BLOG,AS ATIVIDADES SÃO MUITO INTERESSANTE E CRIATIVA.
    MARIA DA GLÓRIA

    ResponderExcluir
  4. oi sou professora do eja comecei faz pouco tempo e estou precisando de atividades de ensino religioso para a turno do 1°,2°,3°,4° e 5° ano e gostei das atividades que vi. desde ja agradeço..

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!



Mais vistos do mês

Nosso muito obrigado a todos os que curtem a página!

Receba novidades em seu e-mail cadastre-se aqui.

Quer receber novidades? CADASTRE O SEU EMAIL AQUI!

Dicas de Reciclagem

Copyright © ESPAÇO EDUCAR |
Design by Liza | Tecnologia do Blogger