Pesquise sem acentos

Pesquisa personalizada
5

Projeto: Música e aprendizagem uma experiência harmônica na sala de aula



Atividades com a música Aquarela aqui e aqui.

Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula

Denise Badim Teixeira, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, é formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e habilitada em Gestão Escolar. Completamente apaixonada por Educação, realiza-se na construção do conhecimento de seus alunos e na aplicação de projetos que despertem o interesse deles. Entende que o lúdico é fundamental para estimular a aprendizagem e, por isso, relaciona, entre outras coisas, a música como suporte. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula apresenta diversas atividades, algumas foram selecionadas para a socialização com outros professores.
Por que Música?
O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).
Alguns objetivos
  • Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
  • Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
  • Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
  • Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
  • Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
  • Analisar criticamente letras de músicas diversas.
  • Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Despertar a criatividade.
  • Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
  • Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
Recursos
  • Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
  • 01 aparelho de som
  • 01 televisão
  • 01 videocassete/DVD
  • Multimídias (CD)
  • Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
  • Caderno
  • Hidrocores e canetas
Como Avaliar?
Através da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.
COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira atividade
O que eu gosto de ouvir...
  • Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
  • Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
  • Socialização das respostas de cada um.
  • Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.
Segunda atividade:
Xô preconceito: Clássica (Tchaikovski – Valsa das flores)
Axé/forró/funk
  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura das músicas.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • A primeira música será instrumental, de preferência, clássica.
  • Deixar que ouçam e respondam.
  • Socialização das respostas.
  • Dizer a eles que irão fazer novamente o mesmo exercício, agora com outra música (axé ou forró).
  • Tocar a música enquanto respondem.
  • Socializar as respostas.
Ficha – Atividade: Xô, preconceito
1 - Ao escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente
b) ( ) Ouve atentamente
c) ( ) Compra o CD
d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
4 - O que você sente ao ouvir essa música?
___________________________________________________
5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
___________________________________________________
6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
___________________________________________________
7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música?
___________________________________________________
8 - Você gosta desse tipo de música?Por quê?
___________________________________________________
Terceira atividade com videocassete/DVD
Curtindo o clipe
  • Apresentação de um clipe musical (escolha de acordo com a turma).
  • Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuição da letra da música.
  • Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.
Ficha – Atividade: Curtindo o clipe
Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva
Quarta atividade: Quebra-cabeça musical (em duplas)
Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas
  • Distribuir frases de músicas que se completam para diferentes pessoas.
    Ex.: 1. Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada.
    Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.
Segundo momento: Quebra-cabeça
  • Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.
  • Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.
  • Em seguida, tocar a música para que possam conferir.
  • Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.
Quinta atividade: Enviando um presente
  • Distribuir a letra de uma música que seja popular.
  • Tocar a música e solicitar que todos cantem acompanhando a letra.
  • Fazer os seguintes questionamentos e pedir que respondam no caderno:
    • Você compraria o CD com essa música?
    • Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da sala.) Por quê?
    • Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe o CD com essa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.
Sexta atividade: Discutindo a música
  • Distribuir a letra de uma música (de preferência, bem polêmica).
  • Tocar o CD para que todos possam cantar.
  • Fazer a interpretação da música destacando pontos polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais, estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.
Sétima atividade: Trilha sonora
  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura da música.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuir a letra da música.
  • Tocar a música para que todos cantem juntos.
Ficha – Atividade: Trilha sonora
1 - Dê dois adjetivos para essa música.
___________________________________________________
2 - Se a música fosse de um filme, qual seria?
___________________________________________________
3 - Sobre o que seria o filme?
___________________________________________________
4 - Onde a história se passaria?
___________________________________________________
5 - Quais seriam os personagens?
___________________________________________________
6 - Como terminaria o filme?
___________________________________________________
Oitava atividade: O que está faltando?
  • Distribuir cópias com a letra incompleta de uma música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão faltando.
  • Tocar a música para que possam conferir se preencheram a ficha corretamente.
  • Colocar no quadro as palavras que foram utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a escrita.
  • Solicitar aos alunos que façam parágrafos utilizando as palavras encontradas.
  • Socialização do parágrafo de cada um espontaneamente.
Nona atividade: Parceria com o compositor
  • Distribuir a letra de uma música.
  • Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos.
  • Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra).
  • Solicitar que respondam às questões:
    • Qual é o nome do compositor da música?
    • Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?
    • Em que momento você acha que ele escreveu a música?
    • Você gostou da música?
  • Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao compositor:
    • Dizendo se gostou ou não da música e por quê.
    • Sugerindo mudanças na música.
    Fonte: Espaço Pedagógico construir notícia
a importância da música na educação, música e educação, modelos de atividades com música, envolvendo trabalhos e tarefas musicais;

5 comentários :

  1. este espaço é espectacular, os recursos disponiveis são de excelente qualidade parabéns e espero que continue assim
    beijos
    Cecília

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é o mais útil que encontrei. Parabéns! E muito obrigada por compartilhar!Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Liza, seu blog é maravilhoso, vc é muito criativa, dinâmica e atualizada.Parabéns! Deus t e abençoe muito!!! Obrigada, Sunamita

    ResponderExcluir
  4. olá adorei esse espaço, pois ele nos oferece varias opções para trabalharmos com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu estava lendo este projeto e me impressionei, pois eu vou ter que fazer um projeto para a minha escola sobre música e a sua ideia foi bem legal e com ela eu tive muitas outras ideias.
    obrigado!!!!

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!

Marcadores

*AJUDA *Creche e Berçário *Educação Infantil 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano 8º Ano A cigarra e a formiga A venda na loja Acontece nas Escolas Alfabetização Atividades Alfabetização Métodos Alfabetos Alimentação Animais Artes Artigos Atividades com alfabeto Atividades com contos de fada Atividades com Histórias Atividades com Músicas Atividades com numerais Avaliação Escolar Banco de Imagens Boas Maneiras Bonecas de Papel Bonecos Articulados Bordas Pedagógicas Brinquedos com sucata Bullying Caligrafia Capas Capas para cadernos Carnaval Cartazes Cartazes Numerais Cartilhas Cinderela Circo Ciências Naturais Colorir Colorir Livrinhos Combate ao fumo Combinados e regras de convivência Conceitos Matemáticos Concursos Educação Consciência Negra Contos de Fadas Coord Motora Copa do Mundo Corpo Humano Crachá Cursos Online Cálculos Datas Abril Datas Agosto Datas Dezembro Datas Julho Datas Junho Datas Maio Datas Março Datas Novembro Datas Outubro Decoração sala de aula Dengue Descobrimento do Brasil Dia da Ave Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Infância Dia da Mulher Dia da Saúde Dia da Vovó Dia da água Dia da árvore Dia das Artes Dia das Bruxas Dia das Crianças Dia das Mães Dia de Reis Dia de Tiradentes Dia do Amigo Dia do Atleta Dia do Bombeiro Dia do Carteiro Dia do Circo Dia do estudante Dia do Livro Dia do Mágico Dia do pescador Dia do Professor Dia do Soldado Dia do Telefone Dia do trabalho Dia do Índio Dia dos animais Dia dos namorados Dia dos Pais Dicas de Férias Dicionário Dinâmicas de grupo Disgrafia Dislalia Dislexia Ditado Diversidade Cultural Dobraduras Doll Makers Drogas E-books E.J.A. - Educação de jovens e Adultos E.V.A. EBOLA ECA Ed Especial Ed Religiosa Ed. Musical Educadores grandes nomes Educação Física Educação Sexual Efeitos Sonoros Eleições Ensino Religioso Escola Espanhol Especiais Estados Brasileiros Estações do ano Etiquetas Evolução Desenho Infantil Facebook Fantoches Festa Country Festa Junina Festa Junina - Receitinhas Festas Infantis Fichas de Leitura Fofuchas EVA em 3D Folclore Fontes Formas geométricas Formatura Frases e citações Fábulas Higiene Historinhas Infantis História e Geografia Histórias Bíblicas Horas e Datas Identidade Importante saber Inclusão Independência Indicação de Leitura Informática Educativa Inglês Instrumentos Musicais com sucata Interpretação de Textos Jogos Educativos Jogos Didáticos jogos e brincadeiras Jogos Educativos Jogos Educativos Online Jogos Educativos para baixar Legislação Lego Lembrancinhas Letramento Libras Literatura Literatura Infanto-Juvenil Livrinhos de Atividades Livros de colorir Livros grátis livros Infantis Mafalda Maquete Marcadores de Páginas Matemática Meio Ambiente Meios de Comunicação Meios de Transporte Mensagens Menus Modelos de Prova Moldes de caixas Moldes de cartões Moldes diversos Moldes Letras e Números Monteiro Lobato Murais Mágica Máscaras Músicas Músicas com Atividades Músicas de Páscoa Músicas infantis Natal Olimpíadas Londres 2012 Ortografia Os Sentidos Outono Passatempo Liga-pontos Passatempos Planejamento Planejamento Anual Planos de Aula Portfolio Português Power Points educativos Primavera Problemas Matemáticos Proclamação da República Produção de textos Projeto Político pedagógico Projetos PROMOÇÕES E BRINDES Provas Professores Provinha Brasil Páscoa Receitinhas Reciclagem Recursos Didáticos Reflexão Reforma Ortográfica Relatórios de Avaliação Resumos de Livros Reunião Revistas SALA DE PARCEIROS Selinhos Semana da Pátria Semana do Trânsito Sequências Didáticas Silabários Software Educativo Soldadinho de Chumbo Spaece Surdez Sílabas complexas SÍMBOLOS Síndrome de Down Sítio do Picapau Amarelo Sólidos Geométricos Tabuada Tangram TDAH Teatro Tirinhas Turma da Mônica Valores Viseiras Vogais e Junções Volta às Aulas Vídeos z

Receba novidades em seu e-mail cadastre-se aqui.

Quer receber novidades? CADASTRE O SEU EMAIL AQUI!

Dicas de Reciclagem

Copyright © ESPAÇO EDUCAR |
Design by Liza | Tecnologia do Blogger